Dicas para comprar e vender um consórcio

Antes de iniciar qualquer negociação de qualquer consórcio deixe as emoções da aquisição do tão sonhado bem de lado e pense na negociação. A emoção é um sentimento muito forte e pode desorientá-lo durante a negociação de uma casa (consórcio de imóvel), automóvel (consórcio de automóvel/caminhão) ou o tão sonhado bem. Portanto, o momento agora é de foco!

Procure a administradora do consórcio desejado e informe-se sobre a aprovação de crédito máximo que sua renda pode admitir. Usualmente, os documentos solicitados para aprovação são os comprovantes de renda, documentos pessoais e um comprovante de residência. Conhecendo seus limites pode-se pensar melhor sobre o crédito máximo admitido ou se o crédito desejado cabe em seu orçamento, seja ele pessoal ou através de renda familiar. 

Antes de efetuar algum pagamento de sinal verifique junto à administradora os dados relacionados ao crédito desejado. Usualmente pede-se os números de grupo e cota além dos dados cadastrais do titular da cota. Algumas administradoras oferecem serviço telefônico gratuito e liberam as informações mediante autorização prévia do titular. Caso prefira, procure uma agência física da administradora desejada e informe que está negociando a cota em questão com terceiro. 

Cotas contempladas (consórcios contemplados), com parcelas em atraso apenas são liberadas para transferência após o pagamento dessas pendências. Não efetue pagamento de sinal de negócio caso seu crédito desejado possua alguma pendência. Solicite ao vendedor que quite as parcelas em atraso para não ter problemas na negociação. Assim evitará demora e possíveis cancelamentos de créditos. Após o pagamento das pendências, solicite o extrato atualizado da cota de consórcios e entre em contato com a administradora para informar-se sobre alguma pendência. 

Procure realizar negociações com vendedores idôneos, busque referências, questione sobre taxas ou tarifas de transferência e prazos. Não aceite cobranças para acompanhamentos de trâmites de documentos ou pedidos de novos balões. Algumas transferências demoram por questões de infraestrutura ou metodologia de cada administradora. 

Durante a aquisição de um bem: Não concretize uma negociação sem que o consórcio esteja em seu nome e disponível para utilização! Muitas administradoras exigem vistorias especiais em caso de automóveis, motos,caminhões ou qualquer equipamento novo ou seminovo. No caso de imóveis avaliações físicas criteriosas e de documentos (averbação, alvarás, habite-se,registro de imóveis, etc) que certifiquem que o imóvel tem o valor maior ou igual ao do crédito e que está totalmente regular perante os órgãos municipais.Basta uma casinha de cachorro não averbada para frear seu sonho. Portanto,procure um bem que esteja completamente de acordo com as normas e Leis vigente se só continue a negociação se tudo estiver em ordem. Não transforme seu sonho em pesadelo! 

Procure transferir imediatamente a cota de consórcio, caso ocorram vencimentos de parcelas seu consórcio estará sujeito a cancelamento e para poder transferir terá de pagar as parcelas vencidas. Em alguns casos, Procurações Públicas utilizadas como documentos de venda possuem prazos de vencimento e caso isso ocorra terá de arcar com despesas inesperadas além de ter de solicitar novamente ao titular que refaça o documento sob pena de renegociar valores para elaboração de novo documento. 

As informações apresentadas acima não garantem uma negociação totalmente segura, apenas servem para esclarecer e orientá-lo sobre como uma negociação usualmente pode ocorrer. Tenha sempre cuidado durante suas negociações e caso não sinta-se seguro não prossiga com a negociação. Lembre-se, a razão deve vir à frente da emoção. 



Dicas para vender uma carta de crédito ou consórcio

Estas dicas servem para o vendedor de primeira viagem ou aquele que está iniciando nesse ramo como investidor. 

Busque orientar-se com a administradora do seu consórcio sobre todos os passos para realizar a transferência do seu crédito para outro.Peça para ser informado das taxas, procedimentos e prazos. Questione sobre uma agência física mais próxima em que possa ser efetuada a transação diretamente.Solicite os extratos atualizados dos consórcios e procure manter sua cota sempre em dia evitando o pagamento de juros e evitando problemas para uma boa negociação. Seja claro e transparente com seu comprador. Informe-o dos vencimentos das parcelas, das taxas extras e definam a responsabilidade do pagamento da próxima parcela.Usar-se da verdade é uma virtude e nada é mais gratificante do que realizar o sonho de alguém com tranquilidade e transparência. 

Para negociações à distância solicite todos os dados pessoais do comprador do consórcio (nome completo, endereço, telefones, onde trabalha, etc),certifique-se de que do outro lado há alguém interessado em efetuar a compra do seu consórcio e que deve colaborar mutuamente. Muitos compradores realizam repasses de consórcios, porém,evite o encaminhamento de Procurações Públicas e só envie o documento original com sua assinatura reconhecida após o recebimento integral do valor pedido na venda.Caso necessite enviar a imagem do documento, oculte o nome, endereço e assinatura do Cartório bem como o número da folha e do livro em que a mesma foi registrada. Por ser Procuração Pública um mal intencionado pode retirar o documento diretamente no cartório. A confiança para uma negociação à distância é imprescindível, por isso busque referências do seu comprador de consórcio, principalmente se ele for do ramo e nunca aceite receber após o envio dos documentos de transferência. Não existe no mundo um empreendimento que entregue um produto para depois receber por ele e sua negociação de consórcio não pode ser diferente. 

Após a entrega do documento de transferência basta o comprador dirigir-se à administradora ou encaminhar os documentos solicitados para administradora efetivar a transferência. 

As informações apresentadas acima não garantem uma negociação totalmente segura, apenas servem para esclarecer e orientá-lo sobre como uma negociação usualmente pode ocorrer. Tenha sempre cuidado durante suas negociações e caso não sinta-se seguro não prossiga com a negociação.Lembre-se, a razão deve vir à frente da emoção.

consórcio, consórcios contemplado, cota contemplada, compra de consórcios, venda de consórcios, venda de cota contemplada, compra de consórcio, compra de conta contemplada. 

Voltar